segunda-feira, 5 de julho de 2010

O passo do Lui - 1984

Agora o ano em questão é 1984. Os Paralamas do Sucesso (sim, esse “os” faz parte do nome da banda), vinham embalados com o sucesso de 'Vital e sua moto', do primeiro disco “Cinema mudo”, lançado no ano anterior. A banda já fazia shows para platéias medianas por todo estado do Rio de Janeiro, mas isso era pouco. O trio queria mais, e isso estava por vir.

O Brasil passava por um processo de redemocratização, e o primeiro presidente civil seria eleito após 21 anos de ditadura. Em meio a tudo isso Roberto Medina, um empresário carioca, resolveu realizar no Rio um grande festival de rock, do mesmo nível daqueles que aconteciam no exterior. Uma seleta lista de artistas internacionais foi contratada, e o público brasileiro finalmente poderia lavar a alma com bandas como Iron Maiden, AC/DC, Queen, Scorpions, Ozzy Osbourne e James Taylor. Como coadjuvantes, os artistas brasileiros foram colocados para preencher a programação de shows do Rock in Rio, e para a surpresa de muitos, lá estavam os Paralamas, um trio até então conhecido apenas no Rio de Janeiro.

Os Paralamas foram escalados para abrir a terceira noite do festival, que contaria ainda com Lulu Santos, Blitz, Nina Hagen, The Go Go’s e Rod Stewart. A ansiedade era enorme e a preocupação também, já que os artistas brasileiros vinham enfrentando problemas com a moderna aparelhagem de som contratada para o evento. Mas isso não foi problema para os três rapazes. Por ser um trio, os Paralamas não necessitavam de muita coisa para realizar o show, e tirando um pequeno problema no microfone de Herbert ainda na primeira música (Óculos), a banda fez um show memorável, deixando a platéia ansiosa na espera pela segunda apresentação da banda dali a três dias.

Esta segunda apresentação contou ainda com um fato curioso. Na noite anterior uma platéia de mais de 200 mil pessoas lotou a Cidade do Rock para ver Scorpions e AC/DC, porém antes tiveram que engolir os shows de Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, e em seguida Eduardo Dusek. Era demais para os ouvidos daqueles roqueiros alucinados para ver seus ídolos internacionais. As pedras voaram no palco e os brasileiros sequer conseguiram terminar seus shows. Herbert Vianna tomou as dores dos colegas e antes de iniciar o show que abriria a noite daquele dia 16 de janeiro, passou uma bronca geral na platéia “Ao invés de jogar pedra, fica em casa aprendendo a tocar guitarra, quem sabe no próximo ano você está aqui em cima”, o recado foi direto para o público, que ao invés de ter uma reação pior e atirar pedras também em Herbert, escutou e aplaudiu. Pronto, os Paralamas tinham conquistado de vez o público brasileiro. A banda saiu consagrada do Rock in Rio, e o show eleito um dos melhores do festival.

“O passo do Lui” foi o segundo disco da banda. Neste álbum, os Paralamas atingiram o sucesso nacional e alcançaram a marca de 250 mil cópias vendidas, ganhando o disco de platina.
Das 10 músicas que fazem parte do disco, oito foram sucesso nas rádios.

Uma verdadeira obra prima do rock nacional e merece estar na discoteca de todo bom apreciador do rock brazuca!


O passo do Lui - Os Paralamas do Sucesso (1984)

1 - Óculos (Herbert Vianna)
2 - Meu erro (Herbert Vianna)
3 - Fui eu (Herbert Vianna)
4 - Romance ideal (Herbert Vianna e Martim Cardoso)
5 - Ska (Herbert Vianna)
6 - Mensagem de amor (Herbert Vianna)
7 - Me liga (Herbert Vianna)
8 - Assaltaram a gramática (Lulu Santos e Waly Salomão)
9 - Menino e menina (Herbert Vianna)
10 - O passo do Lui - Instrumental (Herbert Vianna)

4 comentários:

  1. Excelente post, principalmente, para quem gosta do rock brazuca como eu. É bom saber que temos apreciadores da boa música brasileira com menos de 28 ou 30 anos. Essa é a prova que Legião, Cazuza, Paralamas, Engenheiros, Titãs e outros não morrerão jamais.
    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa! Post sensacional!
    Faltou colocar um link pra galera baixar este disco. Achei este na net ainda funcionando:
    http://depositfiles.com/pt/files/m5s89rfsn

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Pedido de leitora.*rs*..Ira!...as letras não são as mais poéticas, mas eles são o bom e velho rock'n roll, na minha opinião.

    ResponderExcluir